Esqui de competição regressou à Serra da Estrela

Pedro Farromba, da Federação de Desportos de Inverno, acredita que “com os devidos apoios, poderemos ter uma grande temporada”.

A estância de esqui da Serra da Estrela recebeu no último sábado, dia 9, a primeira prova do calendário de esqui alpino para 2010. Alguns anos depois o esqui de competição voltou a Portugal.

A organização da prova, a cargo da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI), entidade sedeada na Covilhã, fez um balanço “extremamente positivo” desta primeira edição do Open de Esqui Alpino, que contou com mais de três dezenas de atletas inscritos, nas várias categorias.

As condições climatéricas estavam ideais para a prática do esqui (algum frio mas muito sol), permitindo aos praticantes, oriundos de todo o país, mostrar as suas capacidades e deslizar a grande velocidade pela pista, cujo traçado, que mistura velocidade e técnica, foi desenhado especialmente para esta prova.

Esta primeira prova, que teve como principal objectivo “permitir ao seleccionador nacional recolher informações sobre os atletas”, foi ganha (na classificação geral) pelo jovem Diogo Cumano, atleta júnior. Logo a seguir posicionaram-se João Marques, também júnior, e Catarina Carvalho, atleta infante. Nas senhoras o pódio ficou assim ordenado: 1º Catarina Carvalho, 2º Filipa Aleixo, 3º Ana Rita Mira.

O presidente da FDI-Portugal, Pedro Farromba, mostrou-se satisfeito pelo regresso do esqui de competição ao calendário nacional: “há já alguns anos que não se realizavam provas de esqui de competição em Portugal. É para nós um orgulho poder contar com tantos e tão bons atletas e com um espírito de saudável competição”. Aquele responsável acredita que “com os devidos apoios, nomeadamente os institucionais, poderemos ter uma grande temporada e promover cada vez mais o esqui como um desporto para todos”.

A próxima prova será realizada a 6 e 7 de Fevereiro, também na Estância de Esqui da Serra da Estrela.

CLUBES. São vários os clubes da zona norte do distrito de Castelo Branco que estão filiados na Federação de Desportos de Inverno de Portugal. A saber: Clube Nacional de Montanhismo, Clube Desportivo da Covilhã, Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Grupo Desportivo da Mata. Sport Tortosendo e Benfica, Grupo Desportivo da Casa do Povo do Ferro e Clube Cultural e Desportivo de Vale Formoso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: