Sporting De Braga

 

O Sporting Clube de Braga, frequentemente tratado por apenas Sporting de Braga ou Braga, é uma equipa de futebol da cidade de Braga, em Portugal. Actualmente milita na Primeira Liga.

O Sporting de Braga é hoje um clube de referência nacional. A classificação repetida no 4º posto do campeonato português nas últimas épocas, bem como a presença assídua na Taça UEFA com resultados meritórios tem trazido a equipa para um nível competitivo muito elevado. Trata-se do clube português que nos últimos anos mais tem crescido.

A sua inserção numa região economicamente dinâmica, com população muito jovem e em forte crescimento demográfico, auferem ao clube uma margem ímpar de progressão, que os seus dirigentes pretendem capitalizar, de forma que o clube combata a hegemonia dos três principais clubes portugueses (Porto, Benfica e Sporting).

O clube foi fundado em 19 de Janeiro de 1921 por um grupo de jovens, na sua maioria estudantes, de onde se destacaram Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes, (que viria a ser o primeiro presidente) e ainda Joaquim de Oliveira Costa. Nesta data foram também criados os primeiros estatutos do Sporting clube de Braga.

O primeiro campo de futebol da cidade de Braga foi “as GOLADAS”, seguindo-se o Campo da Ponte. Em 1950 foi inaugurado, ao lado daquele, o Estádio 28 de Maio, rebaptizado de “1º de Maio” com a revolução de Abril de 1974. Em Dezembro de 2003 surgiu o agora denominado Estádio Municipal de Braga, construído para ser utilizado no Euro 2004. Este estádio é hoje considerado um dos mais belos do mundo, tendo sido atribuído ao seu arquitecto, Eduardo Souto Moura, o Prémio Secil de Arquitectura 2004, por esta bela e arrojada obra.

Tem como principal rival o Vitória de Guimarães, seu “vizinho” de cidade. É um clube no entanto com boas relações com o FC Porto e Gil Vicente dos quais tem vindo a estabelecer vários acordos para cedências de jogadores bem como transacções.

 

 

 

 

Plantel 2009/2010

[3]

Nº.

 

Posição

Jogador

1

GR

Eduardo

31

GR

Pawel Kieszek

42

GR

Cristiano

2

DF

Alberto Rodríguez

3

DF

Paulão

4

DF

André Leone

5

DF

Moisés

6

DF

Evaldo

12

DF

Tiago Pinto

27

DF

Filipe Oliveira

47

DF

João Pereira

68

DF

Ney

8

MC

Márcio Mossoró

11

MC

Diogo Valente
 

Nº.

 

Posição

Jogador

16

MC

Peterson

20

MC

Peña

23

MC

Andrés Madrid

25

MC

Rodrigo Possebon

45

MC

Hugo Viana

88

MC

Vandinho

7

AV

Osvaldo

9

AV

Paulo César

14

AV

Yazalde

19

AV

Albert Meyong

30

AV

Alan

81

AV

Adriano

99

AV

Matheus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: